segunda-feira, 15 de agosto de 2011

BRINCADEIRAS ANTIGAS E ATUAIS

Antigamente não existiam muito brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade. As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias.

Brincadeiras Antigas - Pião
Hoje as brincadeiras infantis mudaram muito em relação ao passado. As crianças de hoje se divertem com computadores e vídeo games, fazendo com que as brincadeiras de antigamente não chamem mais a atenção. A informação hoje em dia é em tempo real, o aprendizado das crianças é mais rápido, não existem barreiras de tempo ou de distância para que qualquer um saiba o que está acontecendo.



Diferenças entre as brincadeiras antigas e as atuais
Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.
Hoje em dia é normal ver uma criança que, ao mesmo tempo, navega na internet, folheia uma revista, fala no telefone, e ainda assiste televisão. Já antigamente as crianças disponibilizam um tempo de seu dia para assistir televisão, brincar com carrinhos, jogar amarelinha e empinar pipa..


“O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança  desenvolve a linguagem,  o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto estima , preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor “





Não podemos esquecer que os tempos também eram outros hoje em função da violência e também do crescimento da tecnologia, nossas crianças ficam o dia inteiro trancadas em uma sala ou em um quarto na frente da televisão ou de um computador. Muitas não tem nem espaço físico para o brincar o criar.


Nos dias de hoje a maioria de nossas crianças não praticam mais as brincadeiras que fizeram parte da nossa infância. Elas só pensam em videogames, internet, celulares, até mesmo nas comunidades mais pobres é difícil encontrarmos crianhças brincando de bola de gude, roda, pião, nem mesmo de casinha as meninas brincam mais.


6 comentários:

  1. QUAL É O AUTOR DESSE TEXTO?
    PRECISOPARA REFERENCIAR UM TRABALHO.
    ivone161@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. QUAL É O AUTOR DESSE TEXTO?
    PRECISOPARA REFERENCIAR UM TRABALHO.
    ivone161@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. pura vdd,na minha infancia era assim

    ResponderExcluir
  4. Quais são as principais características das brincadeiras antigas

    ResponderExcluir